Um gigantesco patrimônio brasileiro
Amazônia Amazônia mm gigantesco patrimônio brasileiro © Fernanda Preto

Onde Trabalhamos

Amazônia

Um gigantesco patrimônio brasileiro

A maior floresta tropical do mundo é complexa e exige diferentes tipos de soluções para o desafio de conciliar produção e conservação. A TNC está na região para ajudar nessa tarefa.

Poucos lugares do mundo são tão importantes para a sobrevivência da humanidade quanto a Amazônia. Com quase 7 milhões de quilômetros quadrados, distribuídos por nove países, a floresta- símbolo da força da natureza tem um papel fundamental na estabilidade do clima e das chuvas. Nela vivem mais de 40 mil espécies de plantas, 400 espécies de mamíferos, 1300 espécies de pássaros e 3 mil espécies de peixes. Ela é também a região que concentra 1/5 da água doce do mundo, com seus rios inigualáveis, que servem de estradas para os moradores.

A maior parte desse patrimônio maravilhoso encontra-se no Brasil, um fato que confere ao país uma riqueza ambiental, cultural e econômica impressionante. Lar de 180 etnias de Povos Indígenas e de cerca de 14 milhões de famílias urbanas e rurais, a Amazônia brasileira encontra-se, porém, sob risco. Cerca de 20% da floresta já desapareceram, em boa medida por causa da expansão inadequada do agronegócio, da extração de madeira e da infraestrutura.  

Para ajudar a conservar esse bioma tão complexo, a TNC trabalha lado a lado com Povos Indígenas, para oferecer ferramentas que complementem a capacidade de gestão de suas terras. As parcerias da organização também abrangem os produtores rurais, com quem a TNC desenvolve projetos-piloto para aumentar a produtividade em áreas já abertas e para restaurar florestas em partes das propriedades.

Ainda fazem parte do conjunto de ações da TNC pela Amazônia a colaboração com empresas de diversos setores para fortalecer cadeias de produção mais sustentáveis, incluindo as de soja, carne e cacau, e com os governos municipais, estaduais e federal, para aperfeiçoar o planejamento territorial e o monitoramento do desmatamento.

A importância da Amazônia O Brasil engloba cerca de 60% da bacia amazônica, que cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional) em nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão).

Ajude a conservar a Amazônia

Com o seu apoio, podemos continuar o trabalho para preservar a maior biodiversidade do planeta.