Notícias

TNC e parceiros lançam guia para recuperação de solos degradados no Cerrado

Documento mostra alternativas para melhoria da produtividade em áreas já abertas.

Guia para recuperação de solos degradados

Leia o Guia Completo

Acaba de ser lançado o Guia de Recuperação de Solos Degradados no Cerrado, projeto com apoio de Syngenta e coautoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Rede ILPF e Fapcen.

O evento foi transmitido pelo canal da Embrapa no YouTube e contou com a participação de especialistas em agricultura sustentável das organizações para discutir ferramentas e alternativas para recuperar a qualidade de solo e como os sistemas integrados de produção agropecuária podem ajudar nesse processo.

“Um dos pilares da TNC é fomentar modelos produtivos e práticas agrícolas que levem a agricultura regenerativa para a ponta. O Guia é um exemplo de como uma articulação multisetorial de várias instituições, cada uma com um perfil diferente, mas complementares, pode fomentar essa transformação” disse Julia Mangueira, gerente adjunta da estratégia de agricultura sustentável da TNC.

Quote: Julia Mangueira

O Guia é um exemplo de como uma articulação multisetorial de várias instituições pode fomentar a transformação para uma agricultura regenerativa.

Gerente Adjunta de Agricultura Sustentável da TNC Brasil

O Guia concentra uma análise na região do Cerrado devido à sua importância produtiva para o país: 55% da produção de carne brasileira provém da região, 35% dos pastos do país estão no bioma e 40% da produção de grãos são originados no Cerrado.

Para Ary Fortes, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária: “A produção desse guia nos levou a trabalhar na seleção de informações que pudessem representar escolhas estratégicas que estão à disposição dos produtores hoje e que possam fazer com que, no prazo curto e médio, o produtor enxergue uma transição e aposte em mudanças.”

O Guia apresenta alternativas para uma produção mais sustentável no Cerrado, com indicação de possibilidades para a recuperação e manejo de áreas de pastagem que apresentem algum grau de degradação.

Confira o Guia completo